Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Secretaria de Logística (SECLOG/MPRJ) e da Gerência de Transporte (GETRANS/MPRJ), realizou, nesta quinta-feira (26/05), o evento "Juntos salvamos vidas: por um trânsito mais seguro", dentro da programação da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.
As palestras, realizadas no auditório do 9° andar do prédio das Procuradorias de Justiça, reuniram representantes do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Operação Lei Seca e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). Pelo MPRJ estiveram presentes o secretário de Logística, Ronaldo Bello Guimarães; o diretor de Infraestrutura e Logistica, Roberto de Souza Junior e o gerente de Transporte, Ozias José dos Santos Junior. Motoristas do MPRJ formavam a maior parte da plateia, que também contou com a presença de vários servidores.
“A campanha do Maio Amarelo é muito importante, pois busca conscientizar tantos os profissionais de transporte, quanto nós, pedestres e passageiros, sobre a importância da segurança no trânsito. A ideia é, por meio das palestras, mostrar a todos a realidade e sensibilizar sobre a condução segura nos veículos", ressaltou Ronaldo Bello. "Os dados mostram uma redução nos acidentes, mas ainda está muito longe do desejado. São ações como essa, de conscientização, endurecimento da legislação e intensificação na fiscalização, que fazem com que os números possam ser reduzidos gradativamente", complementou.
Os palestrantes Rogério Vasconcelos, do SEST; José Roberto Almeida de Oliveira, da PRF e Eleni Martins, da Operação Lei Seca, apresentaram estatísticas e trouxeram reflexões para um trânsito mais seguro. De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, no mundo três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas. As lesões no trânsito são hoje a principal causa de mortes entre crianças e jovens adultos na faixa de 5 a 29 anos. Alessandro Luís Lacolla Montano, agente da Operação Lei Seca, contou sua história:
“Há 19 anos eu infelizmente me tornei mais uma vítima do trânsito. Fui atropelado por um taxista ao parar meu carro no acostamento durante uma blitz, e acabei quebrando o pescoço na altura da cervical. Estou em uma cadeira de rodas e poderia ser uma pessoa revoltada, pois era atleta e tinha um futuro brilhante no esporte. Mas decidi, por meio da minha dor, usar minha voz e o meu exemplo de vida para tentar conscientizar as pessoas a melhorarem suas práticas no trânsito", afirmou.
Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de Ação para Segurança no Trânsito com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Amarelo, cor que sinaliza advertência no semáforo, foi escolhido por simbolizar a atenção necessária para a causa.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)