NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Centro de Memória entrevista procuradores de Justiça na 16ª edição do projeto Personalidades do MPRJ
Publicado em Thu Apr 07 18:04:03 GMT 2022 - Atualizado em Thu Apr 07 18:03:59 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), realizou, na manhã desta quinta-feira (07/04), na plataforma Teams, a gravação virtual da 16ª edição do projeto Personalidades do MPRJ. Com o tema “Promotoria de Fundações, o protagonismo do MP”, o coordenador do CDM/MPRJ, procurador de Justiça Márcio Klang, conduziu as entrevistas com os procuradores de Justiça Sergio de Andrea Ferreira, Dolores Maria Ferreira, Hugo Jerke, Luiz Fabião Guasque e Lincoln Antônio de Castro. Para Márcio Klang, a Promotoria de Fundações é de extrema importância e deve ser de conhecimento de todos: 

“Esse é um tema que para mim sempre foi muito relevante, fui promotor de Fundações na década de 90. E é um mundo muito importante para a sociedade brasileira, que é a questão da responsabilidade social. Você tem um patrimônio particular que é disponibilizado em prol de toda a sociedade. E quem vai velar, tomar conta do patrimônio que constitui a fundação é o promotor de Fundações”, explica.   

Nos três primeiros blocos do programa, os membros do MPRJ se apresentaram e falaram das experiências ao longo da carreira. Sergio de Andrea Ferreira ingressou no Ministério Público do Estado da Guanabara em 1962 e foi responsável por elaborar a resolução nº 68/1979, que instituiu a Curadoria de Fundações. Dolores Maria Ferreira passou a fazer parte do MPRJ em 1989, sendo responsável pela Provedoria de Fundações do Estado do Rio de Janeiro entre 1998-2000.  

Professor Emérito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FEMPERJ), que ajudou a criar, Hugo Jerke ingressou no MPRJ em 1974 e atuou na Promotoria de Fundações durante cinco anos. Autor do livro "Ministério Público e as Fundações de Direito Privado", Lincoln Antônio de Castro ingressou no MPRJ em 1987. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Luiz Fabião Guasque passou a fazer parte do MPRJ em 1986 e exerceu o cargo de Promotor de Fundações durante 6 anos. É autor do livro "Manual das Fundações e ONGs de 2008.  

No quarto e último bloco, os participantes fizeram observações e comentários sobre o tema apresentado.  

Por MPRJ 

mprj
institucional
centro de memória
personalidades mprj
gravação de programa
159 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar