NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Promotora de Justiça Simone Sibilio recebe o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem dos EUA
Publicado em Mon Mar 14 16:25:03 GMT 2022 - Atualizado em Mon Mar 14 16:24:59 GMT 2022

A promotora de Justiça Simone Sibilio, membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), foi homenageada, nesta segunda-feira (14/03), na edição anual do Prêmio Internacional Mulheres de Coragem (IWOC, na sigla em inglês). O título foi entregue pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony J. Blinken, durante solenidade virtual e presencial, na sede do Consulado Americano, no Centro do Rio. A premiação de 2022 homenageou a atuação de doze mulheres que se destacaram em suas profissões no mundo todo. Simone é a segunda brasileira entre as 170 mulheres já homenageadas, se juntando à então major da Polícia Militar Priscilla Azevedo Barlleta, agraciada há 10 anos, e atualmente comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora.

A solenidade foi transmitida de Washington e contou com a participação da primeira-dama dos EUA, Jill Biden e de Antony Blinken. Em seus discursos, ambos reconheceram as contribuições inestimáveis dessas mulheres em seus respectivos países. No Brasil, a abertura do evento foi feita pela cônsul-geral Jacqueline Ward e contou com a presença do procurador-geral de Justiça Luciano Mattos, do presidente da Associação do MPRJ (Amperj), Cláudio Henrique da Cruz Viana, da chefe de gabinete, Gláucia Santana, e do coordenador de Segurança e Inteligência, Eduardo Campos, entre outros membros do MPRJ.

 Há 18 anos no MPRJ, após servir como delegada da Polícia Civil e capitã da Polícia Militar, Simone Sibilio se destacou no combate ao crime organizado, tendo sido a primeira mulher a comandar o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), onde atuou em casos relacionados à lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas, milícias armadas e crimes transnacionais.

"O prêmio representa, para mim, como mulher, como promotora de Justiça do Estado do Rio, um importante reconhecimento internacional ao meu trabalho, uma mensagem que fala profundamente ao meu coração e à minha alma. O sentimento de que vale a pena a defesa intransigente dos direitos das vítimas, a luta pelas famílias enlutadas, desfalcadas pelas perdas de seus entes. Cada dia de trabalho, cada noite não dormida. A certeza de que cada um de nós vai encontrar no futuro um pouquinho daquilo que deu de si no presente. Esse prêmio me estimula a trilhar por um caminho que foi pavimentado por tantas promotoras de Justiça que me antecederam, às quais apenas dei continuidade ao trabalho. Me encoraja e me conduz ao caminho de responsabilização dos criminosos e pela defesa do direito de viver de todas essas vítimas, com quem me relacionei ao longo do meu trabalho e para quem eu ofereço hoje esse prêmio que recebo", declarou Simone Sibilio em seu discurso. 

"É uma honra para nós, do Ministério Público, estarmos aqui nesse momento. Parabenizo primeiro aos Estados Unidos da América, através do Departamento de Estado, por essa grande iniciativa de valorizar as mulheres de coragem de todo o mundo. Essa é uma ação que deve ser enaltecida pois, há 16 anos, desde o início do prêmio, mulheres são reconhecidas pelo cumprimento de suas atividades. Parabenizo agora a dra. Simone, colega de longa data, pessoa que sempre incentivei a participar do GAECO e que, por méritos próprios, se destacou e alcançou a coordenação desse grupo. Algo que, de fato, todos aqui presentes sabem que não é uma tarefa fácil, enfrentar a criminalidade organizada do Rio de Janeiro. Ter o trabalho reconhecido internacionalmente, apesar de todo sacrifício pessoal, realmente é motivo de orgulho para todos os membros do MPRJ", pontuou Luciano Mattos.

O prêmio representa um símbolo do compromisso dos EUA com a valorização e melhoria da qualidade de vida de mulheres ao redor do mundo, sendo dedicado àquelas que demonstram coragem e liderança extraordinárias na defesa da paz, justiça e direitos humanos, enfrentando, em boa parte das vezes, risco à sua segurança pessoal. “A dedicação de Simone Sibilio como oficial da PMERJ, delegada da PCERJ e, principalmente, como promotora de Justiça, fez com que fosse a nossa primeira escolha como agraciada desse ano", destacou Jacqueline Ward. Após a cerimônia do IWOC, Simone Sibilio participará de um intercâmbio virtual, o International Visitor Leadership Program (IVLP), onde poderá conectar-se e trocar experiências com especialistas norte-americanos em sua área.

Por MPRJ

mprj
pgj
consulado americano
institucional
prêmio
simone sibilio
501 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar