NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ obtém informações sobre o cumprimento de medidas para restauração florestal de áreas previstas no TAC COMPERJ
Publicado em Fri Dec 03 09:28:45 GMT 2021 - Atualizado em Fri Dec 03 09:31:56 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo Temático Temporário para a Segurança Hídrica (GTT-SH/MPRJ) e do GATE/MPRJ, recebeu, em reunião realizada na quarta-feira (01/12), informações atualizadas da Petrobras sobre o cumprimento da cláusula nº 5.1.11.2 do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no escopo da ação civil pública nº 0009919-12.2018.819.0023. No TAC, firmado em agosto de 2019, a Petrobras assumiu uma série de compromissos para restabelecer, promover e garantir o equilíbrio socioambiental nas áreas afetadas pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). As informações foram apresentadas em encontro virtual, do qual participaram representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).  
 
As informações apontam para o avançado cumprimento das medidas de restauração e conservação previstas no TAC. Segundo a Petrobras, foram plantados e monitorados 466,1 hectares no intramuros do COMPERJ, na margem do Rio Macacu; realizadas ações para promover a condução da regeneração natural em 104,8 hectares; apoio ao projeto "Responsabilidade Socioambiental Guapiaçu Grande Vida  com ações de plantio, monitoramento e condução da regeneração em uma área total de 266 hectares.
 
Após a apresentação da Petrobras sobre os dados e os registros fotográficos das ações, os representantes do MPRJ e do INEA sinalizaram a intenção comum de realizar vistoria de campo para corroborar os significativos avanços noticiados na reunião. Pelo GTT-SH foi lembrado que as medidas reportadas conferem sinergia a outras que, a partir das denominadas "soluções baseadas na natureza" (SbN), estão sendo buscadas e acompanhadas pelo MPRJ em outros procedimentos, notadamente para reforçar o balanço hídrico na bacia do Guapi-Macacu, estratégica para o abastecimento de mais de 2 (duas) milhões de pessoas na porção leste da Baía de Guanabara.

 

petrobras
inea
comperj
termo de ajustamento de conduta
seas
instituto estadual do ambiente
segurança hidrica
tac comperj
grupo temático temporário para a segurança hídrica
secretaria estadual do ambiente e sustentabilidade
221 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar