Notícia
Notícia
A plataforma Parquet Digital, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), é uma das iniciativas selecionadas para as semifinais do Prêmio CNMP 2021. A ferramenta digital que utiliza inteligência artificial para auxiliar na gestão de procedimentos e aprimorar a atividade fim dos promotores de Justiça, concorre com outros quatro projetos na categoria Governança e Gestão.
Ao todo, foram selecionados 45 programas e projetos semifinalistas entre os 535 habilitados para a edição deste ano do prêmio, cinco em cada uma das nove categorias: investigação e inteligência; persecução cível e penal; integração e articulação; transversalidade dos direitos fundamentais; fiscalização de políticas e recursos públicos; diálogo com a sociedade; governança e gestão; sustentabilidade; e gestão documental e memória institucional, categoria especial da edição 2021.
O Parquet Digital compete com projetos dos Ministérios Públicos estaduais do Pará, do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal e Territórios. Dando continuidade às avaliações, a Comissão Julgadora receberá o Caderno de Iniciativas Semifinalistas, com todas as informações dos programas e projetos, e definirá os três finalistas de cada categoria.
Desenvolvido pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ), o Parquet Digital é uma plataforma de uso interno que utiliza sofisticados recursos de programação para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça. A fim de subsidiar o máximo desempenho da Promotoria, o programa emite alertas e apresenta ao usuário informações estratégicas que podem ser úteis para processos e para a gestão de acervo, derivados de diversas aplicações. Consegue entregar dados, por exemplo, extraídos de ferramentas como o MPRJ em Mapas, mesmo quando o membro não tem disponibilidade para explorá-los.
Para tanto utiliza uma série de robôs – algoritmos programados para executar determinados comandos – que trabalham ativamente tratando informações e comunicando aquilo que entende ser relevante para a atividade daquele órgão. Os pilares da ferramenta são: gestão turbinada; entendimento e clareza; celeridade nos processos; e análise da atuação.
O Prêmio CNMP tem o objetivo de dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP. A lista dos projetos que foram para a segunda fase foi divulgada na terça-feira (06/07) pela A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP).
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)